Dicas Prof. Paulo Hernandes

Professor Paulo Hernandes tem um site com dicas de português atualizado toda seta-feira do mês. Além dessas dicas, o Professor também comenta provas dos principais vestibulares e alguns testes interessantes.
Vale muito a pena. Abaixo, algumas dicas das 164 (até agora)


001 - Estilística – Pronomes (pessoais, possessivos), artigos (definidos e indefinidos) e “que”...
002 - Crase – Em princípio, crase é a fusão de duas vogais iguais...
003 - Paronímia – Paronímia é o fenômeno lingüístico pelo qual palavras...
004 - Por que, por quê, porque, porquê – Esses quatro aí complicam muita gente, menos ...
005 - Vogais - Se alguém lhe perguntar quais são as vogais portuguesas, você ...
006 - Verbo fazer - Quando o verbo fazer é empregado ...
007 - Fui eu que fiz, fui eu quem fez ou fui eu quem fiz? - Quer saber mesmo? Pois ...
008 - Ao invés de ou em vez de? - As duas formas estão corretas, cada uma com seu...
009 - EUA ou E.U.A.? VASP ou Vasp? - É dúvida comum essa, a de como grafar as siglas.
010 - Daqui a 50 km ou daqui 50 km? - Freqüentemente, confunde-se "a" com "há", mas...
011 - O mesmo - "João foi promovido ontem. O mesmo será homenageado na próxima...
012 - Etc. - Quantas vezes você já usou "etc.", não é mesmo?
013 - Coloquei mais um link no meu site. - O que acha dessa frase?
014 - Pirassununga ou Piraçununga? Cotegipe ou Cotejipe?
015 - Minha mulher é do signo de Leão e minha mãe, de Libra.
016 - Maiores informações.
017 - Dígrafo - Vez por outra, deparamos com esse termo da Gramática, que expressa...
018 -150 g ou 150 g.? 100 ha ou 100 ha.?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vícios de Linguagem

Os 9 (nove) estilos de Carlos Drummond

Fonologia: Fonema e Letra