Como escrever uma crítica literária ou resenha de um livro - post de Jorge Alberto

Li o post a seguir no Recanto das palavras, blog muito bem construído e administrado por Jorge Alberto. Há muitas novidades e todas de muito boa qualidade. Parabéns, Jorge Alberto. Estou postando uma de suas traduções. "Como escrever uma crítica literária ou resenha de um livro". Boa Leitura!
A resenha ou crítica literária são tanto uma descrição ou uma avaliação de um livro. Deve concentrar-se sobre a finalidade do livro, conteúdo e credibilidade.
Preliminares
Antes de começar a ler, considere o seguinte:
1. Título - O que propõe?
2. Prefácio - Fornece informações importantes sobre a finalidade do autor em escrever o livro e lhe ajudará a determinar o sucesso do trabalho?
3. Índice - Diz-lhe a forma como o livro é organizado e os itens que ajudarão a determinar as principais idéias do autor e a forma como são desenvolvidos? Observar a cronologia, tópicos e outros ítens.

Leia o texto
Anote as impressões sobre o que você lê e destaque passagens para evidenciar. Tenha em mente essas perguntas:
1. Qual é a área ou gênero, e como o livro se encaixa nestas áreas?(Utilize fontes externas para se familiarizar com o campo, se necessário)
2. Qual o ponto de vista daquilo que está escrito?
3. Qual é o estilo do autor? É formal ou informal? Qual tipo de público pretende atingir? Se é uma obra de ficção, o que faz o autor no sentido de usar técnicas literárias?
4. Os conceitos estão claramente definidos? O autor desenvolve bem as idéias? Que áreas são abrangidas ou não abrangidas? Por quê? Isso ajuda a estabelecer a credibilidade do livro.
5. Se é uma obra de ficção, anote elementos como a personagem, enredo, e organização, e como estes se relacionam com o tema do livro. Como é que o autor delineia seus personagens? Como os desenvolve ou desenvolveu? Qual é a estrutura do enredo?
6. Quão exatas são as informações contidas no livro? Verifique fontes externas, se necessário.
7. Se necessário, anote o formato do livro - diagramação, encadernação, tipografia. Verifique se há mapas ou ilustrações e se certifique que eles ajudam a compreensão.
8. Verifique o assunto. O índice é preciso? O que fez o autor utilizar fontes - primárias ou secundárias? Como é que ele fez uso delas? Tome nota de importantes omissões.
9. Por último: o livro é completo? Precisa ser melhor trabalhado? Compare o livro a outros deste autor ou de outros autores.
Consulte fontes adicionais
Tente encontrar mais informações sobre o autor - a sua reputação, qualificações, influências, etc. - qualquer informação que seja relevante para o livro a ser revisto e que ajudará a estabelecer a credibilidade do autor. É bom ter conhecimento do período e de importantes teorias literárias, isto também pode ser útil para a sua resenha. Consulte algum especialista que poderá sugerir fontes e caminhos de pesquisa.
Prepare um esboço
Analise cuidadosamente suas notas e tente unificar suas impressões em uma declaração que descreva a finalidade do trabalho. Em seguida, delineie os argumentos que sustentam a sua resenha. Seus argumentos devem desenvolver a resenha de uma maneira lógica.
Escreva um rascunho
Depure suas anotações e, então, direcionando e fazendo referências às notas quando necessário, comece a escrever. A resenha deve incluir os seguintes elementos:
1. Informações preliminares - A citação bibliográfica completa do livro ou seja, título, autor, local, editor, data da publicação, edição, número de páginas, características especiais (mapas, gravuras, etc), preço e ISBN.
Exemplo:
Dona Carochinha
Contos e Histórias
Rio de Janeiro: Editora Que Imprime, 1998.
224pp. $37.50
9877987798779-0

2. Introdução - Tente capturar a atenção do leitor com sua frase inicial. A introdução deverá indicar sua idéia central, e definir o tom da resenha.
3. Desenvolvimento - Desenvolva argumentos que suportem a resenha, tal como estabelecido no seu esquema. Use descrições, avaliações e, se possível explicação do motivo pelo qual o (a) autor (a) escreveu o livro. Use citações para ilustrar pontos importantes ou peculiaridades.
4. Conclusão - Se a sua resenha foi bem fundamentada, a conclusão deve seguir naturalmente. Ela pode incluir uma avaliação final ou simplesmente reafirmar a sua visão. Não deve introduzir novos materiais neste ponto.
Revisão do rascunho
1. Faça tudo dentro dos prazos estabelecidos. Assim você ganha tempo.
2. Releia com atenção o seu texto, à procura de clareza e coerência.
3. É fundamental ter gramática e ortografia corretas.
4. Verifique as citações.
______________
Livre tradução de How to Write Book Review,
que se encontra no portal da Queen´s University do Canadá.

Postagens mais visitadas deste blog

Vícios de Linguagem

Os 9 (nove) estilos de Carlos Drummond

Fonologia: Fonema e Letra