Como sair bem no ENEM - Por André Gazola

Não é difícil de entender que o ENEM tem características que ultrapassam as tipologias comuns de outras provas. Sabe-se que é construído nos mais modernos preceitos educacionais: inteligências múltiplas, interdisciplinariedade, temas transversais da educação, cultura geral, ócio criativo etc.
Por esse motivo alguns companheiros alunos se equivocam em estudar as matérias escolares de forma sistemática, inflexível. Então o resultado não sai como um dos melhores.
No site Lendo.org, André Gazola dá as "dicas" para se tornar um pontuador exímio nas provas.

Segue conforme sua postagem:

Ir bem no ENEM e acertar tudo é fácil: se você sabe pensar — coisa que geralmente a escola não ensina — só precisa demonstrar que possui as seguintes competências:
  • Domina linguagens - Você precisa saber expressar seu pensamento de uma forma clara. Se você domina a norma culta da língua portuguesa e faz bom uso da linguagem matemática, artística e científica, está feito;
  • Compreende fenômenos - Um fenômeno não é só aquele seu gato que tem um olho de cada cor. Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas, prova que você é capaz de raciocinar interligando os conteúdos que viu em todas disciplinas;
  • Sabe enfrentar situações-problema - Raciocínio puro. Você vai precisar selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema, não só no ENEM, mas durante toda sua vida;
  • Sabe argumentar - Convencer seu pai a dar aquele computador novo exigiu um trabalhão, né? Durante sua vida você vai precisar convencer muitas pessoas, sobre absurdos ainda maiores ;) Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente é primordial, também no ENEM.
  • Elaborar proposta - Não é nada disso que você tá pensando, seu safado. Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural é o que eles querem.
Com tudo isso, espero que você tenha sido capaz de descobrir que o gabarito para a prova do ENEM, já está na sua cabeça ;)

Postagens mais visitadas deste blog

Vícios de Linguagem

Os 9 (nove) estilos de Carlos Drummond

Fonologia: Fonema e Letra